segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Auto - Avaliação

Eu penso que mereço 14 porque trabalho sempre nas aulas, fiz todos os trabalho e pesquisas pedidas pelo professor, comportome bem, mas no teste escrito "escorreguei" um pouco, tirando 9,5 valores. Contudo penso que não são só os testes que contam. Adorei este 1º período e adoro esta disciplina. Bom Natal e bom ano novo.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Comentário sobre a visita de estudo ao Visionarium

Achei esta visita de estudo bastante interssante, pois com toda a informação e experiência que recebemos agora conseguimos criar animações em 2D e em 3D. Foi bastante divertido, porque todos os meus colegas estavam lá e adorei especialmente a parte em que tiramos uma fotografia de toda a turma. Concluindo, adorei a visita em geral, desde o rapaz que estava a explicar até à experiência de criar animações.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Correção do teste

Grupo 1

1.

    a)V
    b)V
    c)F, existe apenas 0 e 1.
    d)V
    e)F

2.

    a) Digitais/analógicos
    b) Transdutores
    c) Meio/mensagem
    d) 1024 kbits
    e)
    f) Crosstalk ou diafonia

Grupo 3

3. 


4.Uma transmissão é síncrona quando, no dispositivo receptor, é activado um mecanismo de sincronização relativamente ao fluxo de dados proveniente do emissor. Este mecanismo de sincronização é um relógio (clock) interno no dispositivo de recepção (por exemplo, modem) e determina de quantas em quantas unidades de tempo é que o fluxo de bits recebidos deve ser segmentado, de modo a que casa segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido. 

Uma transmissão assíncrona quando não é estabelecido, no receptor, nenhum mecanismo de sincronização relativamente ao emissor e, portanto, as sequências de bits emitidos têm de conter em si uma indicação de inicio e do fim de cada agrupamento; neste caso, o intervalo de tempo entre cada agrupamento de bits transmitidos pode variar constantemente (pois não há mecanismo que imponha sincronismo) e a leitura dos dados terá de ser feita pelo receptor com base unicamente nas próprias sequências dos bits recebidos.

5.Baseband - Numa transmissão baseband, toda a largura de banda do cabo é utilizada por um único sinal.

Broadband - Numa transmissão broadband os sinais são enviados em multipla frequência, permitindo várias comunicações em simultâneo.

6. Largura de banda é a medida da faixa de frequência, em hertz, de um sistema ou sinal. A largura de banda é um conceito central em diversos campos de conhecimento, incluindo teoria da informação, rádio, processamento de sinais, eletrônica e espectroscopia.

7. A medida é o Megabite por segundo.

8. Throughput é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo, pode-se usar o termo throughput para referir-se a quantidade de dados transferidos em discos rígidos ou em uma rede.

9.  Concordo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Baseband e Broadband

Baseband - Numa transmissão baseband, toda a largura de banda do cabo é utilizada por um único sinal.

Broadband - Numa transmissão broadband os sinais são enviados em multipla frequência, permitindo várias comunicações em simultâneo.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Comunicação Serial e Paralela

Comunicação Serial


Em telecomunicações e ciência da computação, comunicação serial é o processo de enviar dados um bit de cada vez, sequencialmente, num canal de comunicação ou barramento. É diferente da comunicação paralela, em que todos os bits de cada símbolo são enviados juntos. A comunicação serial é usada em toda comunicação de longo alcance e na maioria das redes de computadores, onde o custo de cabos e as dificuldades de sincronização tornam a comunicação paralela impraticável. Para curtas distâncias, barramentos seriais estao se tornando cada vez mais comuns devido ao ponto em que as desvantagens dos barramentos paralelos (densidade de interconexão) superam suas vantagens de simplicidade. As suas vantagens sobre a comunicação paralela são:

  • Maior velocidade;
  • Maior distância;
  • Menor custo.



Comunicação Paralela

Em telecomunicações e ciência da computação, comunicação paralela é o processo de enviar dados em que todos os bits de um símbolo são enviados juntos. É diferente da comunicação serial, em que cada bit é enviada individualmente. A diferença entre os dois é a quantidade de fios distintos na camada física usados para a transmissão simultânea dos dados a partir de um dispositivo. A comunicação paralela implica mais de um fio, além da conexão de alimentação.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Transmissão Síncrona e Assíncrona

Numa comunicação assíncrona, cada bloco de dados inclui um bloco de informação de controle (chamado flag), para que se saiba exactamente onde começa e acaba o bloco de dados e qual a sua posição na sequência de informação transmitida.





Numa comunicação síncrona, cada bloco de informação é transmitido e recebido num instante de tempo bem definido e conhecido pelo transmissor e receptor, ou seja, estes têm que estar sincronizados. Para se manter esta sincronia, é transmitido periodicamente um bloco de informação que ajuda a manter o emissor e receptor sincronizados.


quarta-feira, 2 de novembro de 2011