quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

As 7 camadas do modelo OSI

As camadas são empilhadas da seguinte forma:

  • Aplicação
  • Apresentação
  • Sessão
  • Transporte
  • Rede
  • Ligação de dados
  • Física

CAMADA FÍSICA

A camada física, camada inferior do modelo OSI, diz respeito a transmissão e recepção da sequência de bits não processados não estruturado através de um suporte físico. Descreve as interfaces eléctricos/óptico, mecânicas e funcionais para o suporte físico e executa os sinais para todas as camadas mais altas.

CAMADA DE LIGAÇÃO DE DADOS

A camada de ligação de dados fornece erros transferência de pacotes de dados de um nó para outro através de camada física, permitindo que as camadas acima do que partem do princípio praticamente erros transmissão através da ligação.

CAMADA DE REDE

A camada de rede controla o funcionamento da sub-rede, decidir que caminho físico deverão ter os dados com base nas condições de rede, prioridade do serviço e outros factores.

CAMADA DE TRANSPORTE

A camada de transporte garante que as mensagens são entregues erros, na sequência e sem perdas ou duplicações. Liberta os protocolos de camada superiores de qualquer preocupação com a transferência de dados entre eles e os respectivos elementos.

CAMADA DE SESSÃO

A camada de sessão permite estabelecimento da sessão entre processos em execução em estações diferentes. 

CAMADA DE APRESENTAÇÃO

A camada de apresentação formata os dados a ser apresentado para a camada de aplicação. Pode ser visualizado como o conversor para a rede. Esta camada pode converter dados de um formato utilizado pela camada de aplicação num formato comum numa estação emissora e converter o formato comum para um formato conhecido para a camada de aplicação numa estação de recepção. 

CAMADA DE APLICAÇÃO

A camada de aplicação funciona como a janela utilizadores e processos de aplicação para aceder a serviços de rede.  

Sem comentários:

Enviar um comentário